sexta-feira, 29 de maio de 2020

9º ANO - A CRISE DE 1929 – O NEW DEAL (VI ATIVIDADE)






Em 1933, Franklin Delano Roosevelt assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos. Seu mandato não foi nada fácil. O novo presidente havia assumido o poder e herdado, do governo anterior, do então ex-presidente Herbert Hoover, as consequências sociais e econômicas deixadas pela crise capitalista de 1929, ou seja, a quebra da Bolsa de Nova York.

Devido à crise de 1929 que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal. Influenciado pela teoria econômica de John Maynard Keynes, economista britânico que apontava a necessidade da mediação econômica do Estado para garantir o bem-estar da população, ação que o liberalismo seria incapaz de realizar.

O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. A teoria econômica de John Maynard Keynes Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção. O New Deal abrangia a agricultura, a indústria e a área social. O principal objetivo do New Deal, era criar condições para a diminuição do desemprego, através da articulação de investimentos estatais e privados. Entre as principais medidas estavam:

# Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção;
# Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos;
# Fixação dos preços de produtos básicos, como carvão, petróleo, cereais etc.
# Realização de diversas obras públicas, para a criação de novos empregos, visando os milhões de desempregados.
# Aumento do salário dos empregados;
# Criação de um salário-desemprego para aliviar a situação da miséria dos desempregados;
# Jornada de trabalho de 8 horas;
# Legalização dos sindicatos;
# Erradicação do trabalho infantil;
# Criação da previdência social;

O estimulo à contratação de trabalhadores, buscando uma situação de pleno emprego da população economicamente ativa e as ações de seguridade social estimulariam o consumo da população, aquecendo a produção industrial, agrícola e de serviços em todos os níveis. Além disso, a intermediação dos sindicatos nas negociações das reivindicações tentava evitar violentos conflitos, garantindo a ordem social. Essa perspectiva de atuação econômica via o capitalismo como um modo de produção integrado, no qual o aumento do consumo, principalmente dos trabalhadores, estimularia um desenvolvimento em cadeia de todos os setores econômicos.

As medidas alcançaram êxito, revigorando novamente o capitalismo norte-americano, ao ponto de estudos afirmarem que dez anos após a implantação do New Deal, os EUA se aproximaram dos patamares econômicos em que se encontravam em 1929.

O New Deal influenciou as políticas econômicas na Europa ocidental, no que ficou conhecido como Welfare State, políticas de bem-estar social que proporcionaram o boom econômico do pós-guerra. O Estado garantia uma distribuição menos desigual de renda e criava infraestruturas necessárias a uma vida digna para a maioria da população, investindo em saúde, educação e transporte.

Somente na década de 1970, com as graves crises que assolaram o mundo capitalista, que as medidas keynesianas, como o New Deal, foram sendo substituídas e dando lugar a novas políticas de orientação liberal. Começava a época do neoliberalismo econômico.

Em 1933, Franklin Delano Roosevelt assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos. Seu mandato não foi nada fácil. O novo presidente havia assumido o poder e herdado, do governo anterior, do então ex-presidente Herbert Hoover, as consequências sociais e econômicas deixadas pela crise capitalista de 1929, ou seja, a quebra da Bolsa de Nova York.

ATIVIDADE REMOTA - 9º ANO

01) Faça uma pesquisa sobre o LIBERALISMO ECONÔMICO.




02) O que foi o New Deal?






03) Fale das medidas tomadas pelo New Deal e os resultados.






Sem comentários:

Enviar um comentário