segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Quatro perguntas e respostas para conhecer o Judaísmo (6 ano)

O quipá e a Torá, símbolos religiosos do Judaísmo (Foto: Pixabay)

O quipá e a Torá, símbolos religiosos do Judaísmo (Foto: Pixabay)

Com cerca de 4 mil anos, o Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo e a primeira abraâmica. A divisão abrange religiões com origem ou tradição espiritual relacionadas a Abraão (citado no livro do Gênesis) e inclui o Cristianismo e o Islamismo. Ao longo da história, os seguidores da religião foram perseguidos por diferentes regimes políticos: foram escravizados no Egito, tiveram os territórios invadidos pelo Império Romano e estigmatizados pela Igreja Católica e por monarcas europeus durante a Idade Média. No século 20, os judeus foram vítimas de um dos maiores horrores da História: durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o regime nazista assassinou mais de 6 milhões de judeus durante o Holocausto.

Como, quando, onde e por quem foi fundada?
Em 1800 a.C, Abraão, patriarca hebreu de uma tribo nômade, recebeu uma mensagem de Deus ordenando-o a abandonar politeísmo e a migrar de Ur, na Mesopotâmia, para Canaã (Palestina). Segundo a promessa, seus filhos herdariam a terra e construiriam uma grande nação. Mas durante a jornada, ao passarem pelo Egito, os hebreus foram escravizados. Quase mil anos depois, Moisés recebeu um chamado de Deus para libertar o povo hebreu da escravidão, assim como um conjunto de regras e orientações que hoje constituem a Torá, o conjunto de livros sagrados da religião.

Quais os principais preceitos?

 
Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles que seguem suas leis. Os seguidores da religião também condenam a idolatria — segundo a mensagem recebida por Moisés, isso os faria serem expulsos de Canaã e dispersos entre as nações, além de torná-los servos de adoradores de ídolos.

Quantos seguidores a religião tem atualmente e onde estão?

 
Atualmente, há 14 milhões de judeus no mundo, ou 0,2% da população mundial. Cerca da metade reside em Israel, considerada a "terra prometida", e a maioria restante vive nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Qual a maior curiosidade sobre o Judaísmo?

 
É uma religião bastante familiar: acredita-se que todo judeu é indiretamente um membro da tribo de Judá, patriarca fundador de Israel. Além disso, muitas das tradições da religião se mantêm ao redor da casa e da comunidade. E, assim como em uma família, a religião não é missionária, ou seja, não busca a conversão de novos fiéis. Ao mesmo tempo, um judeu não deixa de ser considerado judeu se não praticar a fé judaica ou adotar outra religião.


 

1 comentário: