quarta-feira, 23 de março de 2022

RELATO IMAGINÁRIO DA GUERRA DE TRINCHEIRAS - ALUNO ITALO JOSÉ - 9º ANO 2022

               Alemanha, 26 de maio de 1916, a guerra foi a coisa mais terrível que eu presenciei, foi um momento de muito sofrimento, para melhorar nossos ataques começamos a cavar valas mais conhecidas como trincheiras.

                Nas trincheiras o sofrimento era imenso e só aumentava mais e mais para mim e meus companheiros, não tínhamos nem um minuto de sossego, vi muitas coisas terríveis e tristes, mas eu tinha que prosseguir, vi muitos amigos e familiares morrendo em meio a imensos bombardeios. Quase todos os meus amigos morreram nessa guerra, eu fui um dos poucos que sobrevivi. Os bombardeios matavam milhares de uma só vez, e muitas das vezes as trincheiras não adiantavam de nada. 

                Dentro das trincheiras era um fedor insuportável, haviam muitos insetos, ratos e pragas nesse período, muita gente adoeceu, e vi meus amigos com os pés totalmente sem couro no osso.

                 Eu também quase morri nessa guerra, foi por um fio. Veio um ataque surpresa, ninguém estava esperando por isso, me atingiram na perna, mas eu me escondi em baixo de um cadáver para tentar sobreviver, passaram ao meu lado e não me viram, por pouco eu escapei.

                 Nesses tempos eu vi cenas que nunca sairão da minha cabeça, eles chegaram matando a todos com armas de fogo e bombas de gás, foi horrível! Até hoje fico pensando naqueles que se foram: amigos, companheiros de treino e familiares. Vi amigos sendo destroçados por bombas na minha frente, essa guerra tirou tudo de mim, só me restam lembranças daqueles que eu amava...

         Ítalo José Lima Melo, 15 anos – 9º ano b 2022.

1 comentário:

  1. Olá pessoal, os presentes relatos tem como base o conhecimento em história adquirido através de pesquisa sobre o tema da I GUERRA MUNDIAL durante as aulas de história⏳⏳. Nesses relatos, através das minhas orientações em sala e online, os alunos do 9º ano da Escola Dinarte Mariz mergulharam no tema e escreveram como se estivessem nas trincheiras durante a I Guerra Mundial. Parabéns a todos pela criatividade👏👏👏

    ResponderEliminar