terça-feira, 29 de março de 2022

RELATO IMAGINÁRIO DA GUERRA DE TRINCHEIRAS - ALUNA MAYRA SUELLEN - 9º ANO ESCOLA DINARTE MARIZ

Alemanha, 26 de maio de 1916, só hoje eu presenciei a morte de quase 500 dos meus colegas. O medo, a angústia, o frio e a fome estão tomando conta de mim! Nesse exato momento estou ao lado de um amigo, abatido no peito, agonizando os seus últimos minutos de vida — e eu, infelizmente, não posso fazer nada para ajudá-lo.

Diante de todas as emoções que estou sentindo terei que seguir firme para proteger o meu país e vingar a morte de todos os homens que morreram nessa terrível guerra, porque além dessas atrocidades, muitos dos nossos estão contraindo diversas doenças e mazelas como ferimentos, dedos dos pés amputados e febre altíssima. Todavia, a falta de medicamentos não ajuda para amenizar esse quadro terrível.

No inverno, o frio é uma tortura. Nos refúgios, os ratos correm livremente e se alimentam dos cadáveres. O mau cheiro está sendo insuportável, tanto dos mortos, quanto das fezes que estão por todos os lados. Sinto pingos molhados de chuva batendo no meu corpo pesadamente, no mesmo instante, avisto balas atravessando as trincheiras e atingindo mais soldados. Vejo que também fui golpeado.

Minha esposa e minha filha foram as únicas pessoas que vieram na minha mente nessa hora. Odeio essa distância, queria poder abraça-las e dizer o quanto amo-as, só que isso não é possível. E depois desse ferimento, penso ser algo improvável nos encontrarmos novamente.

Meses depois os comandantes do exército informaram a senhora Amélie, que o seu esposo faleceu durante o combate, onde o batalhão foi atacado e houveram inúmeras mortes. Por sorte encontraram uma pequena foto de sua família, no bolso da calça, o que facilitou ao comando encontrar e avisar os familiares.

 

Mayra Suellen de Oliveira Gomes,14 anos, 9 ano b 2022.

1 comentário:

  1. Olá pessoal, os presentes relatos tem como base o conhecimento em história adquirido através de pesquisa sobre o tema da I GUERRA MUNDIAL durante as aulas de história⏳⏳. Nesses relatos, através das minhas orientações em sala e online, os alunos do 9º ano da Escola Dinarte Mariz mergulharam no tema e escreveram como se estivessem nas trincheiras durante a I Guerra Mundial. Parabéns a todos pela criatividade👏👏👏

    ResponderEliminar