Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.
Algumas dicas para entender um mapa
1) Procure a orientação do mapa. A maioria dos mapas é desenhada com o Norte apontando para cima;
2) Entenda a escala do mapa. A escala geralmente está localizada no lado ou embaixo do mapa. Se aparecer algo como 1: 100 000, isso significa que uma unidade no mapa é o equivalente a 100.000 unidades na vida real;
3) Preste atenção à latitude e longitude. Esses valores poderão ser úteis caso você esteja navegando, voando ou viajando longas distâncias;
4) Leia as curvas de nível. As curvas de nível representam o quão alto ou baixo é um terreno. Quando as curvas de nível estão bem próximas, indica que o declive é acentuado; quando elas estão mais afastadas, o declive é suave;
5) Examine a legenda. A maioria dos mapas apresenta uma legenda ou explicação dos símbolos. A maneira que o mapa representa os dados é uma chave para compreender o resto dele.
TIPOS DE MAPAS
Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos.
Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos.
Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros. Exemplo de Mapa físico:
Mapas econômicos: são
mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as
atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição
de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados
brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma
região etc.
Mapas demográficos: trata-se da representação espacial das populações, como índices populacionais, taxas de analfabetismo, migrações etc. Abaixo o mapa mostra os estados que possuem a maior proporção de pobres:
Mapas políticos: representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário